meandmyblogue

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

meandmyblogue - "Quem sou eu?"


Quando estamos perdidos como nos encontrar novamente?

A vida é um desafio constante, prega-nos partidas, coloca-nos à prova, incute-nos duvidas e damos por nós perdidos, sem rumo a duvidar de tudo e de todos e depois? o que fazer?
Atualmente não sei qual o meu papel na vida. Tenho vivido uma vida um pouco estúpida, entre casa e trabalho não faço muito mais, mas a culpa é minha, eu é que tenho que ter a capacidade de mudar, de fazer coisas diferentes..eu queixo-me, mas a verdade dura e crua é que não faço nada para mudar. Eu penso nisso e digo para comigo mesma "é hoje, hoje é o dia" mas depois nada acontece..tudo na mesma. Fico calada, fico a ver TV, afasto-me de tudo e de todos e vejo a vida passar, sem me apetecer lutar ou mudar. A questão que coloco é: Como dar a volta por cima? 
Sim eu sei que só depende de nós..dizem que este estado é um estado depressivo. Estarei eu deprimida? Fui ver ao dicionário o que é estar deprimida e a resposta foi

"É importante perceber que para além de tristeza prolongada e desinteresse, a pessoa deprimida fica sem vontade ou prazer em levar a cabo actividades que, anteriormente, considerava como agradáveis e sente-se sem energia ou com cansaço persistente. De uma forma geral, podemos encontrar queixas relacionadas com as funções vitais do seu organismo. Assim, dá-se normalmente uma modificação do apetite (falta ou excesso de apetite), as horas de sono também ficam alteradas (sonolência ou perda de sono) e o desejo sexual diminui gradualmente… atenção a estes sinais que são muito importantes! Ao mesmo tempo que todo o corpo começa a manifestar a presença da depressão, é frequente as pessoas deprimidas sentirem-se inúteis e sem valor, com a auto-estima muito diminuída, terem ideias relacionadas com a morte, sentirem-se incapazes de iniciar tarefas que desenvolviam com facilidade."

Após ler esta definição analisei que as pessoas ultrapassam estas situações com medicamentos e/ou psicólogos. Eu como não sou fã de medicamentos decidi ir a um psicólogo para ver como me iria sentir. Um dia partilho convosco como são as minhas sessões, mas posso dizer que tem aspectos positivos e negativos como tudo na vida, fazem-nos pensar e refletir sobre situações/pessoas que não queríamos e o pior são as incertezas e duvidas que se colocam e que não sabemos o que fazer com isso.
A vida é um teste constante a nós próprios e só depende de nós qual o caminho que vamos seguir. Sei que tenho um longo percurso pela frente e tenho receio que seja o caminho errado. Emocionalmente acho que deveria ser o certo e luto por isso, mas racionalmente todos os sinais indicam que é o errado para mim. Com um sentimento destes o que devo fazer? qual o caminho a seguir? tenho medo de ser infeliz, mas não serei já? às vezes sinto que sim outras vezes quero acreditar que não. Mas a vida não é mesmo assim? feita de altos e baixos? alegrias e certezas?

Se bem se recordam eu sempre disse que era uma pessoa 8 ou 80, mas qual destes números é o que tem predominado mais? um balanço que vou ter que fazer e tenho receio da resposta. E depois de descobrir a resposta, terei eu força para tomar decisões?

Tanta incerteza, tanta confusão..estou perdida. Afinal, quem sou eu afinal?

Sem comentários:

Enviar um comentário