meandmyblogue

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

"Um dia famosa e os outros..pobre!"

Eu e as minhas loucuras..

Como sabem por vezes ando um pouco deprimida..acho que no emprego faço um bom trabalho mas tenho receio de começar a estagnar na aprendizagem o que é mau...
Em casa, começa a ser a rotina do costume..
Por isso, quando surge algo de diferente muitas vezes atiro-me de cabeça sem pensar...foi o que aconteceu no inicio de dezembro.
Estava eu na internet a procurar um part-time em marketing digital, mais especificamente na gestão e desenvolvimento de conteúdos para sites e redes sociais. Andava eu nesta procura intensa quando de repente surge um anuncio a dizer " Estamos à procura de caras novas - regista-te". Olhei para aquele anuncio e pensei "o marketing na internet é tramado". Mas como eu precisava de algo que me motivasse e me fizesse sentir especial, bem, resolvi registar-me e enviar para uma fotografia minha. Passado nem uma hora recebo um telefonema a dizer que gostaram muito do meu perfil, que tinha tudo o que era preciso para ser modelo fotográfico (UAU!!!eu, pequena, mas perfeita para ser modelo fotográfico? era o que precisava para sorrir..um excelente elogiu para subir o meu ego.) Marquei logo uma entrevista na empresa "Espaço Fama" e lá fui eu passado 2 dias. (digam NÃO a esta empresa)

Quando cheguei, era um 1º piso de um prédio na 5 de outubro. Um prédio antigo, escuro, com escadas de madeira e elevador antigo. Abriram-me a porta e encontrei um andar todo branco, com uns quadros e modelos na parede.
Uma rapariga de cor, alta e com um perfil bonito veio receber-me. Pediu-me que a acompanhasse até uma sala, também ela toda branca, muito espaçosa, com 8 ou 10 cadeiras e uma secretária grande, com revistas de moda em cima. A secretária era o lugar de trabalho da tal rapariga, que pelo que consegui averiguar estava ali a trabalhar há sensivelmente 3 meses. Durante os 15 minutos que estive na sala, percebi que ela tinha como função telefonar para todas as pessoas que se registavam na internet ou pediam informações pelo telefone ou internet. Também ela era modelo fotográfico, o que me agradou ainda mais ali estar.

Quando entrei para o gabinete da "diretora" tive uma conversa muito informal, no qual me perguntou o que fazia de profissão, o que me motivava a ali estar "ao qual respondi que gostaria de conhecer este mundo da moda, de ser modelo fotográfico, quem sabe até ser atriz ou fazer voz off (vozes dos desenhos animados ou outros), achava tudo isso um máximo". A diretora era simpática, mas não sei porquê não me inspirava confiança..no entanto e depois de dizer que achava que eu tinha perfil para todas essas coisas, tirou-me as medidas e disse que eu tinhas as medidas que todas as empresas/clientes procuram para catálogos, etc...o que ainda me cativou mais (foi um erro!!). Após tudo isto foi buscar o contrato. Um contrato onde dizia que tinha que pagar uma modesta quantia de €650 na hora para ficar com as fotografias live. Não seria um contrato de exclusividade até porque, o papel deles era apenas promover no seu site os modelos, através de fotos, medidas e papeis que o modelo poderia ter perfil.
Eu como não percebia nada deste mundo, e sabendo que este dinheiro também ia servir para fazer um book. (book é no fundo um agregar de fotografias profissionais que vão servir para os clientes olharem para os modelos e fazerem a seleção dos candidatos que acharem que têm o perfil ideal), é o nosso CV no mundo da moda. O que vai ditar se somos escolhidos ou postos de lado..o ponto de partida para entrarmos neste meio. Como tal, lá paguei o valor (o maior erro que podia ter cometido!mas como disse, estava-me a sentir bem, especial, com o ego em cima e isso pensei eu "não tem preço".).

Após ter pago esse valor agendámos um sessão fotográfica para dai a 2 dias..
Estava ansiosa qual lá voltei, sabia que ia ter uma maquilhadora profissional há minha espera e todo um guarda roupa para poder vestir coisas giras (foi o que me disseram!!)
Pois...nada disso..
Quando lá cheguei, fui para outra sala, onde dentro dessa mesma sala estava outra mini sala (tipo um closet) onde estavam umas quantas peças de roupa e uma rapariga dos seus 30 e poucos anos a maquilhar as modelos. Posso dizer-vos que as 2 raparigas que estavam à minha frente odiei a pintura. Uma pintura básica, com pouco profissionalismo e as roupas escolhidas PÉSSIMAS...acho que foi aí que me caiu a ficha. Pensei para mim "Oh my God"...o que fui eu fazer...Tudo muito básico, sem profissionalismo, horrível..Mas pensei, paciência..vou erguer a cabeça, esquecer a loucura que cometi com o dinheiro e divertir-me a tirar fotografias..

Tentaram impingir-me umas quantas peças de roupas que rejeitei prontamente..imaginem só...Eu, uma rapariga pequena, queriam colocar-me um vestido comprido..a serio? para parecer uma anã? Depois escolheram um vestido branco sujo, ao qual eu olhei para ele e pensei "em pleno inverno, sem qualquer cor bronzeada, cabelo loiro, num vestido branco..a serio? que sentido é que isso faz? o objetivo é confundirem-me com a tela branca? enfim..comecei eu a procurar no provedor um out fit menos mau. As roupas eram básicas ou feias o que tornou a minha escolha dificil. Lá encontrei um vestido preto, que era o que me ficava menos mal. Tentaram com esse vestido que colocasse uns sapatos vermelhos ou azuis berrantes que me faziam parecer uma dançarina de varão..enfim..fui ao armário e tirei uns pretos e pensei (com um bom batom bordeaux até escapa).

Após 30min a escolher a roupa menos má fui, lá fui eu para a maquilhadora. Como devem imaginar, não há desidratação nos materiais, se as pessoas tiverem herpes ficas com herpes..se tiverem problemas nos olhos, ao usares aqueles lápis também vais ficar..se tiverem piolhos também passas a ter porque a escova é sempre a mesma.. lembro-me de tentar agarrar coragem e manter-me optimista a pensar que "no mundo da moda é assim que acontece, tudo a usar tudo de todos". E lá começou ela..

Começou pela base, depois pela sombra..quando começou com o lápis, não consegui, eu sou muito higiénica e tudo aquilo me estava a meter confusão, por isso levantei-me, fui à minha mala, tirei o meu lápis preto, batom bordeaux e escova. Achei que em termos de lábios não me soube pintar, aprecia que tinha os lábios defeituosos, meio descaídos para a direita e a gota de água foi quando ela me quis prender o cabelo..eu que tenho orelhas de abano ou de elfos (segundo a minha mana e prima) de cabelo apanhado? Não vai acontecer..fora de questão. De cabelo solto, olhos catitas, lábios mal pintados, vestido preto e sapatos pretos, fui encaminhada para outra sala.
A sala estava toda equipada com tela branca para as fotos, máquina fotográfica toda XPTO e um rapaz de Beja, que mal me tirou a primeira foto percebi tudo.. As fotos vão ficar uma bela bosta!
Eu, uma modelo inexperiente ia pedindo conselhos sobre posições, ao qual só ouvia como resposta "Sê tu própria, anda, senta-te, ri-te..."e lá andava eu, com todo o meu estilo a fazer palhaçadas sem qualquer nexo." Confesso que me diverti e me ri com o rapaz, mas pensando friamente na sessão foi uma experiência que serviu apenas para gastar dinheiro..eu sem experiência e o rapaz que só ali estava para fazer uns biscastes pior ainda..dificilmente sairia dali alguma coisa de jeito.

Após fazer aquele book, resolvi partilhar com o meu melhor amigo toda esta experiência..como devem imaginar fui alvo de diversão durante todo o almoço que estivemos juntos..com uma pequena nuance..quando resolvemos ir à internet pesquisar sobre esta empresa as palavras associadas eram "desonestos, burla, inexperientes, péssimos fotografos, não se deixem levar pela conversa deles (mal li isto, voltei ao meu estado deprimido mas um pouco pior, deprimida e sem dinheiro..que desastre..isto por apenas uns minutos de fama.. :PPP ..que balde de água fria.

Pontos positivos de toda esta experiência? Serviu para aprender com os erros e para perceber que tomar decisões de cabeça deprimida não resulta. Mas a verdade é que é tão bom quando nos elogiam não é? pessoas estranhas a elogiarem a nossa imagem, corpo, sabe mesmo bem..por momentos achei que ia ter sucesso neste mundo..:\

Sim..estou a usar o verbo no passado, é de propósito...sabem porquê?

Quando recebi as fotografias, pensei para mim mesma.."se fosse na altura do Halloween teria tido imenso sucesso.. com vestido e sapatos pretos e um chapéu preto, fiquei lindíssima..." mas cheia de determinação para reaver o meu dinheiro decidi arriscar e enviar o meu "book" para algumas agências de forma a fazer alguns trabalhos e devagarinho ir reavendo o meu dinheiro..

Qual o feedback de todas as agências?
"as fotos são pouco profissionais, não realçam a minha pessoa e que ao vivo sou bem mais interessante que nas fotos".

Resumindo: todas as empresas que não me rejeitaram logo e me receberam para me conhecerem pessoalmente, quiseram que trabalhasse para eles.. mas todos com uma condição:  FAZER UM BOOK PROFISSIONAL! mínimo €150.

Fiquei para morrer...Todo aquele ego arruinado.
Agora pergunto-vos, para conseguir de facto ser modelo fotográfico e conseguir reaver todo o meu modelo, que agência recomendariam? já fui à Go Models, World Models, Star Factory...etc..todas pedem um book..mas agora de cabeça fria e sensatez, vou seguir os vossos conselhos ;).

Estão ansiosos para verem o resultado do Book Halloween não é verdade?

Vejam e digam-me...vão chover trabalhos não vão???







Sem comentários:

Enviar um comentário