meandmyblogue

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

meandmyblogue "o meu estágio"



Hoje vou desvendar um pouco mais sobre a minha vida. Como sabem tenho 27 anos, tirei o curso de gestão no ISCTE e posteriormente MSc Business Administration in Marketing na Universidade Católica Portuguesa. Fui daquelas estudantes que apanhou a fase Bolonha a meio do curso. Se pudesse preferia ter tirado os 4 anos de licenciatura e depois um mestrado. Hoje em dia acho que saímos da faculdade muito novos, com apenas 3 anos de curso, o que significa estar apta para trabalhar aos 21 anos, o que acho cedissimo. Ainda a ganhar maturidade, acho que deveria ser obrigatório no curso estagiar antes de entrarmos no mundo de trabalho. Uma pessoa aprende imenso e ganha experiência e maturidade no estágio. Falo por mim, que acabei a faculdade e não me sentia ainda com idade ou maturidade para começar a trabalhar e por isso quis tirar o mestrado. Após tirar este mestrado achei melhor estagiar ao invés de tirar férias ou aproveitar a vida para só depois me dedicar a 100% ao trabalho. Das várias oportunidades, tive 3 muito boas, tive para a Delta, Central de Cervejas e Henkel Ibérica. Destas 3 sem dúvida que a que remunerava melhor era a Henkel e a pior era a Central de cervejas que só me dava alimentação e transporte. No entanto, era para essa empresa que eu queria ter entrado, mas a vida pregou-me uma partida e como tal, fui parar à Henkel Ibérica.

Pregou-me uma partida porque quando a Henkel me fez a proposta ainda estive até à ultima à espera que a Central de Cervejas me chamasse, mas após 15 dias de espera tive que dar uma resposta à Henkel. Quando fui assinar o contrato de estágio com duração de 3 meses (junho a agosto), no dia seguinte ligou-me a Central de Cervejas a fazer-me uma proposta. Mas não fui capaz de voltar atrás com a Henkel, afinal, já estava a contar comigo.
Posso-vos dizer que odiei aquele estágio, chorei imenso, as pessoas (só mulheres) eram muito pouco receptivas e muito mandonas.  Vou-vos contar uns quantos episódios:

1º Entrei na Henkel para a parte de produtos de cabeleireiro, mais precisamente para trabalhar na marca Schwarzkopf. O meu horário era das 09h às 18h e a sede da empresa ficava perto da Expo, o que para mim, que ia todos os dias de Oeiras para lá por vezes tornava-se complicado devido ao trânsito. Quase sempre chegava antes das 9h, mas por vezes, devido a acidentes era impossível chegar a horas, o que fazia com que nesses dias elas me chamassem logo a atenção..Irritava-me imenso pois a minha hora de saída era quase todos os dias depois das 19h, sem contar que na maioria das vezes levava trabalho para casa.
2º Nesse ano, em 2009 houve o surto da gripe A, o pior que podia ter acontecido..durante dois dias estive constipada, o que para aquelas parvas era equivalente a ter gripe A..resumindo, durante esses dois dias almocei sozinha numa mesa à parte porque elas tinham receio de apanhar gripe A. Acham normal? eu não acho!
3º Inicialmente todo o meu trabalho passava por fazer cálculos em excel e trabalhar com ferramentas que nunca tinha visto nem sabia que existiam, como a ferramenta SAP. Eu sabia trabalhar em excel mas como utilizadora normal..no entanto, elas pediam-me trabalhos surreais com duração máxima de 2 horas quando para quem não sabe é um tempo mínimo, mas lá ia fazendo com ajuda dos meus amigos e familiares que me iam explicando..acreditem que se não fossem eles, mais precisamente o André, eu jamais teria aguentado aquele estágio..depois trabalhar em SAP é difícil para quem não sabe, era preciso ensinarem-me mas aquela gente não gosta de ensinar por isso tens que o fazer sozinha ou ter a esperança que alguma alma caridosa te explique..foi o que aconteceu, as meninas da área das vendas, que trabalhavam ao nosso lado, lá me ensinaram..posso-vos dizer que eram bem mais simpáticas e eram na mesma só meninas ..enfim, gosto de trabalhar com mulheres mas para mim tem que haver mistura..principalmente porque me dou melhor a trabalhar com rapazes.
4º Traduções, nunca pensei que trabalhar numa empresa estrangeira significasse que o Marketing dessa empresa em Portugal passaria maioritariamente por fazer traduções - folhetos, anúncios de TV, artigos para revistas, produtos, etc, tudo era traduzido, era horrível, pois não nos dava liberdade para sermos criativos. No meu caso, tive que fazer traduções de espanhol para inglês ou de inglês para português, enfim..levava pilhas de folhas para casa para traduzir, em que só me davam alguns dias para o fazer. Basicamente, para além de sair depois das 19h, levava trabalho para casa para finalizar as traduções. Lembro-me perfeitamente que no final do estágio, estava eu, a minha mãe e o André, os 3 a fazer traduções, pois era tanto mas tanto trabalho que era impossível acabar tudo em apenas alguns dias, era surreal. Mas acabava e entregava on time. Palhaças.
5º A gota de água que me fez querer despedir..foi o cumulo para mim e nunca esquecerei o que fizeram..até hoje ficou aqui entalado..idiotas, cambada de anormais..como sabem faço anos no dia 22 de julho, nesse dia a minha mãe tinha organizado um jantar lá em casa com toda a minha familia para as 20h30..eu quando cheguei ao meu estágio, antes das 09h, informei ás pessoas que nesse dia tinha que sair impreterivelmente às 18h00 para ir ajudar a minha mãe a organizar tudo...sem comentários, o dia foi passando. A minha diretora, a Cristina, era uma pessoa que eu gostava muito, dava-me bem com ela e entendíamos-nos..deu-me os parabéns e disse para ir para casa quando precisasse. O dia foi passando e exatamente pelas 17h aquelas 2 parvas que trabalhavam comigo resolveram ter uma reunião para me passarem trabalho, trabalho esse que tinha que ficar pronto NESSE MESMO DIA. Estão a imaginar como correu essa reunião certo? Deram-me trabalho suficiente para sair por volta das 22h..com a indicação que foi a diretora que pediu e que era urgente..fiquei de rastos, elas todas saíram às 18h e eu fiquei lá, entre lágrimas e raiva cheguei a casa às 22h30. Nesse dia resolvi que me ia despedir, não dava mais, falei com amigos e família e todos me disseram para o fazer, elas eram umas víboras e eu não estava para aquilo..mas por outro lado não sou pessoa de desistir, o meu pai nisso sempre me ensinou a dar a voltar por cima e a ultrapassar e foi isso que fiz. Aguentei até ao fim. No inicio de Agosto a Portugal Telecom convidou-me para trabalhar na empresa na área de marketing e que, se aceitasse iria começar em setembro. Quando assinei o contrato com a PT, faltavam 2 semanas para o fim de Agosto, informei a Henkel que não iria trabalhar na ultima semana de Agosto. A Cristina aceitou bem e até me perguntou se queria lá ficar mais 6 meses a estagiar, mas nem pensar, por muito que gostasse dela, não queria passar nem mais um minuto com aquelas parvas..já os Recursos Humanos e aquelas parvas receberam muito mal a noticia, ficaram passadas. Passadas ao ponto de na última semana terem uma reunião comigo e me dizerem coisas completamente ridículas, como por exemplo, que eu era imatura porque sempre que saia não perguntava se elas precisavam de alguma coisa, que o facto de por vezes chegar atrasada era inadmissível, que não deveria ouvir musica no meu local de trabalho porque isso as perturbava, enfim..entre outras coisas que nem vale a pena comentar.

Resumindo, é verdade que este estágio me fez crescer, puxou por mim e aprendi a desenvencilhar-me sozinha, a crescer e a ultrapassar barreiras. Mesmo tendo odiado, detestado, se fosse hoje, teria feito tudo igual.


Sem comentários:

Enviar um comentário